Olá, amigo leitor. Olá, amiga leitora. O Aventura Doc agora está nas páginas do Jornal Conexão. É mais uma forma de chegar até você com nossas aventuras. A partir de agora, você também poderá viajar pelo mundo mágico de nossas explorações em todas as edições do Conexão.

Nesta edição, iremos te dar uma gostosa carona até a cidade de Pimenta, aqui mesmo em Minas Gerais. É realmente um trajeto que respira aventura, já que a cidade é banhada pelo Lago de Furnas. E nossa aventura começa em Santo Hilário, distrito de Pimenta, com pouco mais de 100 habitantes. É, sem dúvidas, um lugar aconchegante, com paisagens incríveis, desde os Mirantes da Antena e da “Árvore Solitária“, o “Hotel Abandonado“, a famosa ponte, que se tornou o cartão postal, até as inúmeras e belas cachoeiras.
Assim que saímos do distrito, percorremos 5 km por uma estrada de terra e chegamos ao início da Nossa aventura. Seguimos então por uma trilha ecológica em direção a cachoeira Chapadão, a mais alta do distrito, com aproximadamente 80 metros de queda.
Por mais que a vegetação nos presenteasse com o frescor da natureza, a caminha de cerca de 40 minutos aqueceu o corpo e o calor foi inevitável, mas a mata guardava uma surpresa para nossa equipe. Nos deparamos com uma cachoeira no meio do caminho. Ali fizemos nossa primeira parada para refrescar e descansar, na linda e aconchegante Cachoeira Rencão, com aproximadamente 20 metros de altura.
Energias recarregadas, seguimos em direção a Cachoeira Chapadão. Montanhas, mata, pássaros e, ao fundo, o Lago de furnas. Após mais uma longa caminhada, encontramos a Cachoeira Andorinhas 2, uma queda de aproximadamente 30 metros e um poço esverdeado lindo. Local paradisíaco para um bom mergulho.
Tudo lindo, perfeito, mas nosso destino ainda não havia sido concluído. Seguimos pela trilha que nos levou, enfim, até a Cachoeira Chapadão. Duas enormes quedas d’água, que se encontram no ar com 80 metros de queda.
Registramos tudo em fotos e vídeos. Hora de seguir viagem rumo a Cachoeira Andorinhas 1, a de mais fácil acesso e mais frequentada. Caminhada de 25 minutos e chegamos no objetivo. Com aproximadamente 30 metros de altura e com poço verde lindo, admiramos a beleza de mais uma obra da natureza.
Por fim, e de volta ao distrito, fechamos nossa jornada com a divina apresentação do “Por do Sol“. Deixamos aqui a dica para quem quer conhecer um lugar cheio de cachoeiras, fazer uma boa trilha e curtir um “Pôr do sol“, que, diga-se de passagem, só Minas tem.