22.3 C
Lagoa da Prata
domingo, outubro 17, 2021
spot_img
Mais

    Últimas Notícias

    Porque? Edifíco Avôhai!

    Homenagear os pais é louvável, mas homenagear os avós, é sublime, e é assim que é o jornalista Walter Sylva.

    Eu também perguntei a ele o porquê de Avôhai, a resposta foi “uma homenagem ao meu avô Antônio Gabriel”, não foi preciso querer saber qual foi a história marcante para eternizar o seu avô. Já é do conhecimento de todos nós quando o poeta, cantor e compositor (ou seja, o multiartista) Zé Ramalho eternizou o seu Avô numa poesia cantada.

    Todos nós já sabemos que os gênios são únicos e se distanciam dos seres humanos normais, e provocam ciúmes. Zé Ramalho naquela época fez sucesso pelo seu timbre de voz doce e agressivo ao mesmo tempo, mas todos sabiam o que ele tinha a dizer.

    Walter Sylva e Zé Ramalho no show do Master Clube de Lagoa da Prata

    Ele consagrou as famílias que devem ser amadas e respeitadas, e porque não consagradas. Devido Zé Ramalho ser radical em sua narrativa “regional” quem não conviveu com o sertão não consegue interpretar de imediato sua linguagem única. E assim é Walter Sylva um (Avôhai) único, pois! Contando uma história ele homenageou sua família, seu avô (Avô) sem usar uniformes destacáveis. É preciso sermos todos famílias e que venham outros Avôhais.

    Por José Eustáquio de Moraes

    O Verdadeiro significado de Avôhai

    Adaptação por Bruno G. Mendes

    A criação da música “Avôhai” veio por meio de uma revelação, e trazendo toda uma sabedoria e energia nova para sua vida. “Avôhai” veio como uma transmutação, uma passagem para uma nova vida onde tudo era possível, usando o passado e suas origens.

    Zé Ramalho criou a música “Avôhai” em homenagem a seu avô José que também fazia o papel de pai para o cantor. A palavra é uma junção entre “avô” e “pai”, que foram os dois papéis que José Alves Ramalho teve na vida de seu neto Zé Ramalho.

    “Avôhai” nos faz voltar às nossas origens e raízes, nos fazendo refletir sobre nossos valores e princípios.

    A palavra tem diversos significados e uma profundidade sem igual, um de seus simbolismos é a trindade avô, pai e filho, o que nos relembra que o futuro não pode vir a existir sem as raízes da ancestralidade, que de alguma forma, mesmo que inconscientemente, estamos ligados aos nossos antepassados, às nossas raízes.

    O avô de Zé Ramalho (José Alves Ramalho) Zé Ramalho, e seu filho

    A palavra “Avôhai” causa grande impacto pois simboliza força. O avô de Zé Ramalho mesmo tendo problemas em seus pulmões e pressão alta, conseguiu viver uma longa vida até os seus 83 anos, resistindo a todas as dificuldades impostas pela vida.

    Avôhai simboliza o velho sábio, aquele que carregava as responsabilidades e administrava as coisas. Ele está sempre olhando de longe, zelando e cuidando de tudo. A figura do velho sábio que sempre consegue resolver os problemas e abrir os caminhos nos dá segurança e uma sensação de proteção. Estamos protegidos por alguém que não podemos ver, mas, que sabemos que está nos observando, como um leão, sempre de longe…administrando tudo.

    Avôhai é um neologismo criado pelo cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho, e consiste na aglutinação das palavras “avô” e “pai”.

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    NÃO DEIXE DE VER

    Notícias por e-mail

    Receba nossas atualizações e fique bem informado todo dia.