22.3 C
Lagoa da Prata
domingo, outubro 17, 2021
spot_img
Mais

    Últimas Notícias

    Acuracidade de estoque – Uma estratégia para reduzir a perda de itens estocados

    Seja indústria, comércio ou prestação de serviços, é sabido que toda empresa possui um estoque. Dependendo do segmento, este estoque pode ser maior ou menor, pode conter matéria prima, produto acabado ou até mesmo itens que estão sendo processados.

    Do ponto de vista administrativo, o estoque representa um recurso material essencial no dia a dia da atividade da empresa e é classificado conta vilmente como um ativo pois trata-se de um bem patrimonial.

    Apesar do estoque ser considerado um ativo com “liquidez não tão líquida”, ou seja, a empresa precisa de um tempinho maior para transformá-lo dinheiro, ainda sim com essa característica, ter estoque, pode dar um pouco de segurança para empresa nas negociações comerciais, no processo produtivo e em alguns casos trazer economia quando a variação de preços de aquisição se faz alta no mercado.

    MARIANA BECKER DA SILVA – Graduada em
    Administração de Empresas

    Na verdade, o estoque é como se fosse aquela gordurinha que o corpo precisa ter para manter o equilíbrio das funções dos demais órgãos. Diante da característica e benefícios do estoque, é importante que a empresa faça frequentemente o inventário, que é a contagem dos itens.

    O processo de contar estoque, apesar de trabalhoso, possibilita acompanhar a quantidade existente fisicamente que poderá ser comparada com a informação aponta da no sistema de controle adotado pela empresa.

    O cruzamento da informação real com a informação do sistema de controle de estoque fornece a acuracidade, indicador que apresenta o nível de qualidade e confiabilidade da informação contida nos sistemas de controle, em relação à existência física dos itens.

    O ideal para a empresa é que a acuracidade de estoque esteja sempre o mais próximo de 100%, ou seja, se em um estoque tem 100 itens e em uma contagem, apurou que 50 destes apresentaram alguma ocorrência, seja para mais ou para menos, significa que a acuracidade do período apurado foi 50%, logo, é necessário melhorar a confiabilidade deste estoque.

    Medir a acuracidade através da prática do inventário auxilia a empresa a aumentar o nível de confiabilidade do estoque e a gerenciar melhor as perdas, principalmente quando se tem itens com prazos curtos de validade.

    Quanto mais se conta o estoque, mais se evidencia inconsistências de movimentação e logo os erros são corrigidos, assim, a empresa cuida melhor de um de seus bens importantes do seu patrimônio: o estoque.

    Que tal pensar sobre a importância de contar e medir a acuracidade do estoque do negócio? Pense nisso! Sucesso na gestão e nos negócios!

    Quer conhecer melhor o serviço de consultoria? Entre em contato para melhores informações através do site da MB Consultoria Administrativa ou pelo telefone (37) 9.9967-0517

    Latest Posts

    spot_imgspot_img

    NÃO DEIXE DE VER

    Notícias por e-mail

    Receba nossas atualizações e fique bem informado todo dia.